Sejam todos bem Vindos ao Blog da EBM. Vila Rica.

A escola iniciou suas atividades no ano de 1981, em uma casa de madeira doadas pelas irmãs que administravam o Colegio Bom Pastor. Em 1991 começou a atender o Ensino Fundamental. Em 1992 denominou-se Escola Isolada Municipal Vila Rica. De 1998 a 2005 implantou o Sistema de Ciclos. Reformada em 2007. Hoje a Escola atende desde o berçário até a 5ª série e chama-se Escola Básica Municipal Vila Rica.


Fone:2049 9421
Cep: 89810 610
Rua Vila Nova S/N
Bairro Vila Rica

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Histórico do Bairro Vila Rica

A professora Marines da 4ª série, entrou em seus jornais antigos a história do Bairro Vila Rica. Fonte: Folha de Chapecó, 24 de Agosto de 2010, folha 9.
Reportagem na íntegra.
A riqueza dos pobres e excluídos.
Cenário da Comunidade é transformado pelos investimentos.
        De carroça, a cavalo ou a pé, com sacolas nas costas, vinham os imigrantes, principalmente do Rio Grande do Sul à procura de terras mais baratas. Assim muitas famílias escolheram Chape´co como a sua futura Cidade.
        João Machado era um homem muito rico, dono de grandes propriedades de terras da região, mas nunca pagou impostos e não tinha escrituras. Por isso, a prefeitura da época tomou suas terras e começou a oferecer para estes imigrantes a um preço muito pesqueno.
        O primeiro sacerdote a celebrar missa foi Frei Bruno que vinha de Xaxim. Foi ele quem batizou vários moradores da época.
        A principal celebração era quando de longe vinha a Bandeira do Divino, todos os moradores iam ao seu encontro e passavam em todas as casas, com os foliões (pessoas que traziam a bandeira).
       As famílias matavam um porco e tudo era partilhado. A festa era no "terreiro" das casas, ali também se erguia a bandeira, com a pintura de um santo.
      O nome da comunidade sempre foi Vila Rica, mas existem duas versões. A primeira é por causa de um homem bondoso que morava no local chamado Rico Bonafé e a segunda era porque muitas fontes de água nascem na comunidade.
* Tradição
       Na quaresma, eles não dançavam, eles colocavam uma cruz de cedro, em cada casa e as famílias se reuniam para rezar o terço. O dono da casa saia e a meia noite todos se encontravam no cemitério para entregar as almas e rezar por elas.
       Caminhão e carro não passava no pequeno bairro"quando escutava o ronco o pessoal corria para ver aquele bicho".
       Não havia esgoto até um tempo atrás, tudo passava por uma valeta e corria para o rio. No ano passado a prefeitura fez encanamento para água, esgoto e legalizou os terrenos,
* Perfil
Educação: Escola Básica Municipal Vila Rica, na rua Vila Nova.
Esporte: O campo da escola ainda é de chão batido.
Igrejas: Católica, Assembleia de Deus, Só o Senhor é Deus, Deus é amor e Jardim de Deus.
Loteamento: Segundo levantamento da Secretaria de Planejamento, através da Gerência de Análise e aprovação de Projetos, o loteamento aprovado no período de 1997 a 2010, foi o Vila Rica em 22 de novembro de 1998.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário